img_topo_interna10.png
Home Cursos Graduação Controladoria e Finanças

O Curso

O curso de Bacharelado em Controladoria e Finanças da UFMG teve início em 2010 e é oferecido no período diurno, com duração mínima de quatro anos. Anualmente, são oferecidas 50 vagas, com uma entrada anual no primeiro semestre de cada ano.

O curso de Bacharelado em Controladoria e Finanças da UFMG propõe a formação de um profissional com visão multidisciplinar para atuar na área de Controladoria e Administração Financeira das organizações e no Mercado Financeiro (Bolsas de Valores, Bancos e Corretoras) de maneira geral. Engloba uma estrutura curricular que propiciará aos alunos, conhecimentos sólidos de Matemática, Estatística, Contabilidade, Finanças, Administração, Sistemas de Informação, Direito e Economia.

Assim, o primeiro curso de graduação em Controladoria e Finanças no Brasil é oferecido pela UFMG. Este curso busca fornecer aos estudantes ferramentas para lidar com as mais diversas operações envolvendo variáveis financeiras, tanto nas empresas quanto no mercado financeiro. Serão eles os profissionais responsáveis por controlar e analisar os resultados financeiros das empresas, além de atuar em processos de avaliação, planejamento financeiro, orçamentos e gerenciamento de riscos.

O profissional da área de Controladoria e Finanças, no atual estágio do desenvolvimento econômico mundial, e particularmente do Brasil, se torna um agente fundamental. A economia globalizada, formada por empresas e investidores operando em diversos mercados simultaneamente e por mercados financeiros interligados em tempo real, tornou-se tão complexa, que nenhuma formação profissional atual no Brasil é capaz de propiciar uma base de conhecimentos suficientes para a plena compreensão dessa nova realidade financeira das organizações e da economia.

Somam-se a estes fatores a carência de profissionais com esta formação específica, haja vista que muitos profissionais, para atender às necessidades do mercado de trabalho na área de Controladoria e

Finanças, frequentemente tenham de cursar mais de uma graduação, ou busquem uma formação complementar através de cursos de pós-graduação.

Áreas de atuação

O curso de Controladoria e Finanças da UFMG visa preencher uma lacuna sinalizada pelo mercado de trabalho na formação de profissionais ligados à Controladoria e às diversas possibilidades de atuação no ramo das Finanças, aptos a atuar em empresas privadas e instituições financeiras, como também em diversas instituições públicas – tais como agências de regulação e órgãos públicos.

De maneira geral, as perspectivas de mercado de trabalho para o profissional de Controladoria e Finanças são amplas e envolvem as seguintes áreas de atuação: Instituições do Mercado Financeiro (tais como Bancos, Bolsas de Valores e de Derivativos); Investimentos (Corretoras e Fundos de Investimento); Administração Financeira e Controladoria das Empresas; Regulação Financeira (em órgãos tais como CVM, Receita Federal e Banco Central).

Infra-estrutura

Os alunos do curso têm à sua disposição uma biblioteca e laboratórios de informática, além de salas de aula equipadas com microcomputadores, vídeos, aparelhos de televisão, projetores multimídia e retroprojetores.

Corpo docente

O curso é ministrado por professores de diferentes Departamentos da UFMG. Em sua maioria, são professores ligados ao Departamento de Ciências Administrativas e ao Departamento de Ciências Contábeis da FACE-UFMG, que também lecionam disciplinas dos cursos de pós-graduação.

Estrutura curricular

A matriz curricular do curso está baseada em uma formação ampla, com uma carga significativa de disciplinas de Matemática e Estatística, além de um aprofundamento na área de Contabilidade e Finanças. Todos os alunos ingressantes são matriculados na linha de formação (percurso) “Modelagem Matemática em Finanças” que enfatizará conhecimentos quantitativos de Finanças. Os alunos que assim desejarem poderão fazer opção pela linha de formação (percurso) de “Gestão e Controle Empresarial” que prioriza as áreas de Controladoria e Administração.

Conteúdos curriculares a serem ministrados

Em uma perspectiva abrangente, o curso de graduação em Controladoria e Finanças pretende desenvolver um profissional com formação multidisciplinar, concentrada nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Métodos Quantitativos: conhecimentos avançados de matemática, aí incluídos os campos do cálculo, álgebra linear e equações diferenciais, além de conhecimentos em estatística e econometria, com destaque para os conteúdos de probabilidade, inferência e análise de séries temporais; com o objetivo de fornecer uma base sólida para o desenvolvimento de atividades práticas e de pesquisa empírica de fronteira na área de controladoria e finanças;
  • Ciências Gerenciais: conhecimentos avançados de administração financeira, contabilidade, mercado de capitais, microeconomia e macroeconomia, com o objetivo de fornecer o suporte teórico-conceitual para a compreensão do sistema financeiro e das inter-relações entre as variáveis do ambiente empresarial e competitivo moderno.
  • Direito: conhecimentos de direito tributário e das instituições do direito privado, de modo a fornecer o conhecimento necessário das características da legislação societária brasileira e de aspectos legais que envolvem a gestão contábil e financeira das organizações no Brasil.

Linhas de Formação Complementar Pré-Estabelecidas

O curso de Bacharelado em Controladoria e Finanças oferecerá a possibilidade do estudante escolher entre duas linhas de Formação Complementar Pré-estabelecidas além da Formação Complementar Aberta:

  • Linha de Formação em “Modelagem Matemática em Finanças”: Possui uma carga de disciplinas optativas de caráter complementar em Matemática, Estatística e Finanças Quantitativas, com a possibilidade de estudos teóricos e empíricos de caráter transversal e interdisciplinar, envolvendo outras unidades da UFMG, tais como o Instituto de Ciências Exatas – ICEX.
  • Linha de Formação em “Gestão e Controle Empresarial”: Possui uma carga de disciplinas optativas em Administração, Contabilidade e Economia em que o aluno aprofundará seus conhecimentos em Finanças e Controladoria, enfatizando a interface dessa área com as principais áreas correlatas na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG.

integracaoCurricularControladoriaFinancas2013

Estrutura Curricular

Estrutura curricular atual. A partir do 2º semestre de 2013 todos os alunos do curso foram migrados para a versão curricular 2013/2, essa alteração foi necessária devido à inclusão das disciplinas de tópicos em finanças e tópicos em controladoria, que faziam parte das disciplinas do Grupo G9, como disciplinas optativas dos grupos G1 e G2. Até o 1º semestre de 2013 todos os alunos do curso se encontravam na versão curricular de 2012.

exigenciaCreditosControladoriaFinancas2013

Busca no site

imagem10.jpg
logo_ufmgFaculdade de Ciências Econômicas - UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - BH/MG